CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

E a informação de interesse do público, onde está?

Enquanto Globo e Record brigam descaradamente pelo rótulo de “excelência em jornalismo”, nós telespectadores somos obrigados a digerir reportagens sensacionalistas como o suposto sumiço do cantor Belchior, o caso da americana seqüestrada Jaycee Lee Dugard, os recados que Sasha deixa no twitter da Xuxa ou sobre os negócios do pai de Michael Jackson.

Tenho visto com o passar do tempo que o jornalismo está deixando de ser uma prestação de serviço, as noticias estão menos factuais, o dever de fazer uma apuração cuidadosa perdeu espaço para o furo, a exclusividade agora é de todos, a ética e a imparcialidade cada vez menos faz parte dos conceitos utilizados para fazer um jornalismo de qualidade.

A verdade é que programação de domingo já não interessa mais como antes. No último final de semana resolvi dar uma trégua para os programas jornalísticos dominicais, em 2010 acontecerão às eleições e eu queria me interar do que está acontecendo no cenário político, já que teoricamente, a programação é o resumo da semana. Sem êxito! Simplesmente das 19h00 às 22h00, não vi nenhuma noticia a respeito. Pensei - “quando é que eles pretendem informar o público sobre o que está acontecendo?”. Depois disso desliguei a televisão e resolvi navegar na internet. Agora entendo porque a tv está perdendo espaço para a internet.

A internet não é 100% confiável, mas tem informações suficientes, distribuídas de maneira correta. Mas não vejo muitos problemas, uma vez que a tv também não traz uma verdade absoluta. O Belchior que o diga! Na semana passada o Fantástico noticiou o seu suposto sumiço. Logo vi que não era verdade. Sete dias depois o cantor aparece em entrevista dizendo não entender de onde tiraram a idéia de que ele havia desaparecido. Ainda que ele tivesse desaparecido o fato de ele estar endividado interessa a quem, se não aos credores dele?

Equanto a informação de interesse do público está descendo pelo ralo a guerra pelo ibope emerge as margens da tv brasileira.


Eliane Santos

0 comentários: